Corinthians bate o Fortaleza fora de casa e abre vantagem na Sul-Americana

Por Portal Opinião Pública 19/09/2024 - 11:29 hs
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians derrotou o Fortaleza nesta terça-feira (17), fora de casa, no estádio Castelão, e abriu vantagem na disputa das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mesmo com um time bastante alterado, o Timão controlou o jogo e venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Igor Coronado e Yuri Alberto. O jogo de volta acontece na próxima terça-feira (24), na Neo Química Arena.

Priorizando o Campeonato Brasileiro, onde o clube tenta fugir da zona de rebaixamento, o técnico Ramón Díaz resolveu levar a campo um time bastante modificado, em relação à equipe que vinha atuando, para encarar o Fortaleza, atual vice-campeão do torneio. E a aposta funcionou.

Logo no início da partida, o Tricolor cearense foi ao ataque e criou as primeiras duas chances. A primeira veio com Lucero, que recebeu cruzamento de Breno Lopes e finalizou de primeira. O chute, entretanto, acabou sendo desviado por Cacá. Aos 18, o Laion chegou novamente. Após cruzamento da direita, o zagueiro Cacá afastou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Pochettino, que finalizou para boa defesa de Hugo Souza.

Aos poucos, o Corinthians foi tomando conta do jogo e passou a atacar a equipe do Fortaleza com maior ênfase. Aos 29, o volante Breno Bidon deu um belo drible em Lucas Sasha e finalizou de fora da área, para defesa de João Ricardo. O jogo seguia equilibrado até que, aos 38, o Timão abriu o placar. Talles Magno recebeu um passe na intermediária, carregou e tocou para Igor Coronado, que trouxe para o meio e soltou um belo chute no ângulo de João Ricardo. 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o Corinthians voltou ainda mais confiante para a segunda etapa e logo no início voltou a assustar o Fortaleza. Aos 4 minutos, Igor Coronado recebeu dentro da área, deu um belo drible no marcador e chutou cruzado. Na segunda trave, Talles Magno tentou chegar na bola, mas não conseguiu finalizar com precisão, perdendo uma ótima oportunidade.

Descontente com o desempenho do time, o técnico Juan Pablo Vojvoda começou a fazer modificações no Fortaleza, mas o panorama pouco mudou. Do outro lado, o alvinegro paulista seguiu desperdiçando chances, novamente com Talles Magno, que não conseguiu finalizar depois de receber um bom cruzamento de Fagner aos 19 minutos. O camisa 19 ainda perderia mais uma chance, aos 21, ao desviar de letra cruzamento de Igor Coronado, para ótima defesa de João Ricardo.

Do outro lado do campo, a defesa corintiana seguia anulando o ataque do Fortaleza, que pouco criava. A melhor chance do Tricolor veio em uma cabeçada do lateral Tinga, para fácil defesa de Hugo Souza.

Já na reta final da partida, o Timão ampliou a vantagem no confronto. Aos 44 minutos, o lateral Matheuzinho, que substituiu Fagner, recebeu passe dentro da área e chutou cruzado. O goleiro João Ricardo defendeu, mas a bola sobrou para Yuri Alberto, que de perna esquerda, finalizou para marcar o segundo.

Com a vitória por 2 a 0, o Corinthians pode se classificar para a semifinal da Copa Sul-Americana até mesmo com uma derrota por um gol de diferença, na próxima terça. Em caso de vitória do Fortaleza por dois gols, a decisão vai para os pênaltis.